sábado, 28 de março de 2009

OPA !


(Vo almoçar!) Trulli e Glock foram desclassificados, perderam suas posições e vão largar do final do grid porque durante vistoria dos carros, foi identificada uma flexibilidade nas asas traseiras dos carros. As asas de acordo com o artigo 3.15 não podem ter "nenhum grau de flexibilidade e devem permanecer imóveis". Com isso, Felipe Massa ganha uma posição no grid.
Lewis Hamilton que não terminou a classificação graças a um problema na caixa de câmbio, também foi pro final do grid porque optou por trocá-la.
A Williams resolveu protestar contra a aerodinâmica da Red Bull e da Ferrari, os diretores da FIA irão analisar o protesto, se ele for válido, os bólidos da Ferrari, assim como aconteceu com a Toyota irão para o final do grid e isso não seria boa coisa para "Il Cavallino Rampante".
Não posso deixar de dizer que isso parece retaliação contra a reclamação dos difusores, em todo caso, esperemos a decisão!

O RAPPA - PESCADOR DE ILUSÕES

(Pra ir dormir bem...) Parei pra pensar numa música que ilustrasse com a letra o post abaixo e a história contada, entre várias que com certeza as letras caberiam aqui, fiquei com Pescador de Ilusões d'O Rappa.

ATÉ ONTEM...

(O silêncio do interior) É engraçado como as coisas acontecem, até "ontem" Button era um cara sem perspectiva que preferia o triatlon ao seu bólido de F1, Barrichello era um piloto que invariavelmente estava fora da F1, trocado por um jovem de nome Bruno Senna, Brawn era um engenheiro de renome, porém com um projeto que fracassou em sua mão após tantos projetos vitoriosos como Ferrari e Benetton.
Até "ontem" era visível como era tratada a BRAWNGP, era apenas "o espólio da Honda" como se aquilo que levava o nome da Honda tivesse sido grande coisa enquanto sob a alçada dos japoneses! Dá vontade de rir, de tudo que foi suposto, dito, imaginado.
Até "ontem" o BBB, Button, Barrichello e Brawn eram três loucos, um porque insistia que aquilo que tinha sido nada menos que horrível até agora, tinha um bom projeto para 2009, que tinha sido iniciado logo após o início da temporada de 2008 já. "LOUCO!" disseram.
O outro porque mesmo após o anúncio do fim da equipe no advento da crise, que foi o momento q faltava para os japoneses pularem fora do barco, disse que estava disposto a correr pelo que viesse a sobrar dela e deu seu apoio e sua imagem a se manter junto com "o espólio da Honda", foi a fábrica, deu apoio moral aos engenheiros que continuavam trabalhando naquele carro. "LOUCO!" disseram.
O terceiro, porque insistia que ainda tinha fôlego pra correr e dizia que se sentia como jovem, mesmo já sendo o recordista de corridas na F1, 275, ultrapassando Ricardo Patrese, o antigo dono do recorde. Dizia que nada estava acabado, refugava qualquer idéia de que pudesse correr em outra categoria, enquanto houvesse a vaga, ele dizia se manter vivo na luta por ela, ainda que todos já o tivessem enterrado e colocado a sete palmos da terra como piloto de F1.
Ele se manteve calado, distante e sumido por um tempo, foi fazer seu passatempo favorito, jogar golfe, evitou as entrevistas que sempre foram seu ponto fraco e inclusive desmantelou o escritório que cuidava da sua assessoria de imprensa em São Paulo, realmente era o fim.
Histórias que até "ontem", eram de pessoas que não viam saída a não ser encontrar outros caminhos para seguir a vida que não aquele a qual se propunham em continuar, ainda que todos e tudo fossem contra isso.
Hoje, como o mito da Fênix, eles renasceram, juntos, mais fortes, como poucos conseguiriam fazer, se eram apenas o fim do grid, hoje são donos da primeira fila do GP da Austrália, porque eles tinham um sonho e eles correram atrás, eles não desistiram, abriram mão de salários milionários, dormiram no motorhome na porta da fábrica pelo contrato assinado, colocaram em risco o nome que construíram em anos de F1 e aí eu me pergunto, pra que ?
E se em 2008 eu posso dizer que o exemplo se construiu em Felipe Massa, perseverante, crescendo como pessoa e piloto ao final da mais extasiante decisão de título que F1 já viu, hoje, sem sombra de dúvidas o trio "BBB" é o maior exemplo disso.
Lute, persista, batalhe, CONQUISTE!


Boa noite a todos, ou melhor, bom dia.

Ah e antes que eu me esqueça, eles fizeram tudo aquilo para que seus sonhos se tornassem realidade.

Vini, Vidi, Vici !

Q3 - GP DA AUSTRÁLIA


(bons sonhos...)No Q3, Button fez a pole com o tempo de 1min26seg202, Rubinho o 2º lugar com 1min26seg505, Sebastian Vettel surpreendendo fez o 3º tempo com 1min26seg530, completando o grid Kubica em quarto, Nico Rosberg em quinto, creio que ele tenha saído mais pesado pois estava andando muito bem em todos os treinos pra fazer apenas o quinto tempo.
Em sexto Timo Glock, o algoz de Interlagos segundo os Policarpos Quaresmas, Massa apenas em sétimo, Trulli, Raikkonen e Mark Webber fecham os dez primeiros do grid.
Creio que assim como Rosberg, Felipe Massa, tenha largado um pouco mais pesado para a corrida. o desempenho da Toyota ainda me desaponta, espera eles correndo entre os 10, mas na ponta da tabela e não da segunda parte pra baixo.
E agora o momento de descer a lenha na FIA; qual a necessidade de se liberar os dados sobre peso dos carros ? Isso só serve para o comentarista de TV que tiver saco para fazer as contas e pras outras equipes saber quanto a outra vai sair, nada mais, o público, o leitor do blog e o telespectador nada ganha com isso, ainda há de se levar em conta que isso tira parte do espetáculo que eles dizem querer levar pra pista, afinal, faz com que as equipes pensem em estratégia de box.
PRONTO, FALEI !

Q2 - GP DA AUSTRÁLIA

(que que eu vou dizer lá em casa !?) É rapaz, Lewis Hamilton nem foi pro Q2, larga em 15º, os nossos policarpos quaresmas devem estar pulando de alegria nas salas do Brasil afora, eu já cansei de dar notícia da BRAWNGP, Barrichello e Button no Q3, respectivamente 1º e 2º colocado. Ferrari ? colocou Massa e Kimi no Q3, mas no limiar, com as últimas posições, Williams lá com Little Rosberg. Toca pro Q3 !
Palpite ? Barrichello na pole, Button em 2º e Nico Rosberg, fazendo valer o que disse, que queria um carro campeão da Williams, em 3º. O resto hoje tanto faz, ver os garagistas andando bem, me faz ter a certeza de ter história pra contar um dia, como os mais velhos têm.

Q1 - GP DA AUSTRÁLIA

(é meu amigo, só resta uma certeza...) No horário aonde os fracos não têm vez novamente cá estou!
O terceiro treino livre não trouxe nenhuma novidade, o Little Rosberg dominou a ponta mais uma vez, a BRAWNGP se manteve próximo a ponta, Ferrari a única grande andando na frente, que sensacional isso !
No treino oficial, a BRAWNGP simplesmente deu um banho nas outras equipes no Q1, não sei qual a estratégia deles, entretanto, não é nela que reside a força desse carro, Barrichello e Button marcando a ponta da tabela.
Felipe Massa, visivelmente tirando no braço a diferença que lhe falta no carro da Ferrari, mostrando ser realmente um piloto que está se tornando completo.
Alonso como sempre tirando no braço, mas no fim do 1º pelotão, o que a Renault, novamente não lhe ofereçe, ainda o piloto mais completo do grid, com uma BRAWNGP as mãos já podiam lhe dar o troféu.
Piquetzinho sofrendo com a sombra e sobra de Alonso sobre ele, mas se mostrou mais determinado apesar de ter um carro tão ruim quanto o do ano passado, mas nao deu, ficou no Q1.E para alegria geral da nação, Lewis Hamilton, apenas em 15º para o Q2; Eu disse, nada de fingimento, esse carro tá mais pra os ônibus que a Mercedes fabrica ! hahaha

daqui a pouco to de volta, vamos pro Q2 !

sexta-feira, 27 de março de 2009

TREINO - O RETORNO

(Getty Images)
F1 Grand Prix of Australia - Previews
(horário onde os fracos não têm vez!)
E o pequeno Rosberg novamente fez a ponta da tabela no segundo treino livre com o tempo de 1min26seg053, Rubinho o segundo colocado fechou com 1min26seg157, Jarno Trulli, o leão de treino ficou com o terceiro lugar com 1min26seg350...Sebastian Vettel, o oitavo colocado foi o último a andar na casa de 1min26seg.
Felipe Massa foi apenas o 10º com Kimi logo atrás e Hamilton apenas andando no final do pelotão como 18º colocado do treino e Kovalainen em 17º, o Piquetzinho, só ficou a frente de Sebastian Buemi, o único "bixo" do grid desse ano.
É se no primeiro treino Kovalainen terminou próximo a ponta da tabela, agora eu vejo o real potêncial da McLaren !
Agora cama que amanhã tem mais !
E devo dizer, agora não é mais hora de esconder o jogo, se nos treinos em Jerez já não era mais, por causa da limitação de testes durante a temporada...agora, as portas do 1ºGP muito menos é hora pra isso, então o que vocês estão vendo realmente é o cenário real que se desenrola para o campeonato desse ano.

Essa temporada talvez seja a que eu tenha mais prazer em assistir...pegas sensacionais, garagistas na frente, grandes montadoras rodando no fundo do grid e muita emoção com grandes surpresas desde os primeiros treinos...hoje eu vou sonhar bem !

MATA A COBRA...


Clive Mason

(nem energético salva!) No primeiro treino livre que tivemos, as 22:30 da noite (horário de Brasília) Williams e BRAWNGP mataram a cobra e mostraram o pau como alguns diriam, e a expressão cai invarialmente bem pra eles, afinal figuraram com os dois carros entre os 6 primeiros, as duas equipes.
O pequeno Rosberg cravou no final do treino o tempo de 1min26s687, enquanto Kazuki Nakajima fez o tempo de 1min26s736, Kimi Raikkonen também andou na casa e 1min26s e fez o terceiro tempo.
Quanto a grande espera de saber de se os resultados da BRAWNGP era realmente real ou como a equipe de Prost fez alguns anos atrás era apenas para conseguir patrocinadores na pré-temporada. E eles mostram que as declarações de Rubinho de que a escuderia corria com o carro totalmente legal em Jerez eram verdadeiras.
Além disso, me alegra ver o último garagista da antiga Fórmula 1 andando na frente com um carro que guarda muitas semelhanças com o carro da Brawn, que me dou ao direito de chamar de garagista também, graças ao modo como ele resolveu levar em frente o projeto. Espero que as novas regras da Fórmula-1 realmente beneficiem os garagistas que fazem isso por amor e não por dinheiro como as grandes montadoras fazem.
Estava quase me esquecendo, Felipe Massa, terminou apenas em sétimo no treino quase um segundo acima do tempo de Kimi, agora está rolando o segundo treino, daqui a pouco eu volto com novos pitacos sobre os resultados.

Tempo pra conseguir patrocinador né ? beleza então !

quinta-feira, 26 de março de 2009

ENFIM LIVRE !

(Indo pra labuta!) Depois de muita discussão e uma reunião de quatro horas hoje no Albert Park, acerca do difusor da BRAWNGP, Toyota e Williams, o veredito dado foi que o difusor é legal, portanto eles poderão correr.
As equipes que haviam entrado com o recurso, Ferrari, McLaren e Renault (BMW rapida como sempre não preparou os papéis a tempo) ficaram desgostosas e dizem que irão ao tribunal da FIA com um recurso, em todo caso o veredicto só sairá apos o GP da Malásia e isso implica em duas coisas, caso o veredicto seja favorável a BRAWNGP, Toyota e Williams, as outras equipes nesse tempo já terão feito suas cópias fieis desse difusor ou as três terão que correr atrás e principalmente a BRAWNGP e mostrar que o carro não era tão dependente assim do difusor traseiro deles.


Hoje, as 22:30 o 1º treino livre do GP da Austrália, vou tentar assistir e amanhã ou ainda durante a madrugada coloco aí minhas primeiras impressões de como pode ser a primeira prova do ano.

Agora vou nessa, o projeto de jornalista ainda tem uma faculdade a frequentar ! ¬¬

QUEM QUER DINHEIRO ?

(Homem do Baú) Depois de ser divulgado boato de que estava interessado na compra do espólio da Honda, o multi-empresário, Sir Richard Branson, dono do Grupo Virgin que inclui Gravadoras, Telefonia, Tv a cabo, Linhas Aéreas e até transportes feroriários, é dado como possível patrocinador da BRAWNGP pelo site autosport.com, segundo o site será feito um anúncio amanhã sobre o acordo com a escuderia de Brackley.
A Virgin seria o segundo patrocinador anunciado da BRAWNGP, depois do acordo com a companhia de roupas, Henri Lloyd.

É já foi a era das indústrias do tabaco, a dos bancos que está acabando com a crise que veio a galope, e aí, qual será a próxima era patrocinadora ?

FRASE DA SEMANA


“Correr é viver; o que acontece antes ou depois é apenas espera“.
Steve McQueen.


Afinal, ele foi ator ou piloto ?





Quem quiser ver mais procure "Le Mans (1971) with Steve McQueen part" no YT, são 12 partes.

MAX, VOCÊ ME CANSA !



(Cara de velho tarado) E a FIA, em mais uma das suas geniais idéias resolveu que a BRAWNGP era uma equipe nova, portanto iria ficar com a numeração que hoje pertecence a Force India, 20 e 21, a FI reclamou e protestou, afinal toda a parte de marketing com essa numeração já estava feita.
Então a FIA, naquela posição em que Napoleão perdeu a guerra, ao invés de manter a BRAWNGP com os 18 e 19 em outro momento tacanho, resolveu criar o 22 e 23 para Button e Rubinho, respectivamente. Rubinho que se alegre, pois se o 21 não havia ganho nenhuma corrida até agora, o 23 já ganhou ao menos duas e uma vem com a benção de Jim Clark no GP da Bélgica em 1964 e a outra é com Heikki Kovalainen, na última edição do GP da Hungria.(Dados do Capelli)

Max, você realmente me cansa... ¬¬

terça-feira, 24 de março de 2009

É FOGO !


(the roof, the roof is on fire !) Nesta terça-feira pela manhã, no primeiro treino da Stock Car antes do início da temporada no final de semana, o carro de Cacá Bueno, da Red Bull/WA Mattheis pegou fogo em Interlagos e acabou destruído, segundo o próprio Cacá, na reta dos boxes começou a surgir uma densa fumaça e ainda na descida do lago o carro já estava em chamas, ele diz que tentou sair do carro o mais rápido possível, mas logo a fumaça tomou todo o Cockpit e o impediu de ver a porta que estava a no máximo 40cm dele, logo que saiu se deitou no chão e ainda segundo ele quase desmaiou com a fumaça. Os treinos foram interrrompidos pela manhã e retornaram durante a tarde, segundo apurado, o problema foi com o escapamento que esquenta demais no novo projeto do carro.
Contudo, o acidente suscitou uma maior polêmica, a da falta de testes com o novo carro e dos problemas não resolvidos na pré-temporada, da temperatura e como diminuí-la dentro dos cockpits, além disso espera-se que uma medida paliativa seja colocada em prática para domingo na prova inicial da temporada, para a prova de Curitiba as falhas do projeto já devem ter sido consertadas.
Cacá Bueno comentou ainda sobre o carro que "está longe de ser um carro de corrida" e Amir Nasr, dono de equipe foi com tudo pra cima da organização dizendo que o campeonato devia começar mais tarde graças aos problemas e ameaçou tirar seus pilotos da corrida no domingo caso não tenha confiança nas medidas que forem tomadas para a prova de domingo.
É, vai faltar ventilador...

AH SE EU PUDESSE...


"AH SE EU PUDESSE" (suspiro) vai ser uma série fixa, toda semana um carro que faz a cabeça do Editor aqui, seja novo, velho, mas que seja carro !

E o carro de hoje é o carro que encabeça qualquer lista que me pedirem pra fazer, FORD MUSTANG 1967 Fastback, transmissão de 5 marchas, motor V8 6.4 big block de 315cv.
Verdadeiramente um sonho.

A quem interesse: Está a venda na internet, por 30mil dólares, se tirássemos todos os impostos, pagaria 67,200R$ na cotação de 2,24R$ . Alguém se habilita ?

AFINAL, PORQUE KERS F1 ?



Para iniciar a vida (longínqua, espero) do blog desse que vos humildemente fala, nada mais justo explicar qual a inspiração para o nome KERS F1, ainda que para os mais atentos isso já seja uma explicação mais que passada.

KERS (Kinetic Energy Recovery System) ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética é composto de um volante de inércia e uma bateria que armazena a energia liberada e que seria desperdiçada na frenagem dos carros, a energia armazenada é liberada pelo piloto no momento que ele escolher por meio de um botão no volante do carro, nesse momento, ele terá um ganho de aproximadamente 80 cv de potência durante 6 segundos. o suficiente para fazer uma ultrapassagem; entretanto as equipes tiveram grandes problemas com essa tecnologia inteiramente nova para eles durante a pré-temporada, entre as dificuldades o fato de que os engenheiros tiveram que lidar com o peso extra no carro e como equilibrar esse peso no conjunto além de como isolar a energia armazenada o que inclusive causou um acidente nos primeiros treinos pós-temporada; um mecânico da BMW levou um choque de alta voltagem ao encostar no carro, problemas que parecem ter sido resolvidos pela maior parte das equipes no fim da pré-temporada em Jerez de La Frontera, Espanha.
Para o grid neste final de semana em Melbourne, Ferrari e McLaren já confirmaram o uso do KERS, a Brawn GP declarou que não pretende usá-lo durante a temporada. As outras equipes ainda não se pronunciaram sobre o uso no GP da Austrália.

É isso, está aberta a temporada de Fórmula 1 !