sábado, 2 de maio de 2009

CACHORRO GRANDE...

www.autosport.com(se não agora então quando?...) E a briga de cachorro grande continua, Max Mosley respondeu a Luca di Montezemolo dizendo que a Fórmula 1 pode viver sem a Ferrari, Montezemolo havia dito que era injusto e poderia causar danos ao esporte, a regra de 2010 para teto orçamentário e a "divisão" que iria ocorrer entre os que aceitariam o teto e teriam mais vantagens e liberdades aerodinâmicas e os que não aceitariam e ficariam mais restritos.
A parte legal disso que é temos entre 3 e 4 equipes realmente interessadas em entrar na F1 no grid do ano que vem graças a isso e isso é bom, eu não tenho lembranças reais de um grid cheio na minha infância e eu ia gostar de ver um grid com 26 ou 28 carros, entretanto não tem como deixar de citar o lado chato e incômodo disso; essa quebra de braço entre Max Mosley e Bernie Ecclestone contra a a Associação de Equipes de Fórmula 1, FOTA em inglês.
É bom ver as equipes unidas e a Ferrari do lado delas, como não faria e havia feito na história recente.
Max e Bernie tem que entender que chegou a hora deles, eles fizeram coisas boas e coisas ruins para o circo da F1, não sei quantificar quais eles fizeram mais, mas eles tem que aceitar que esse poder não pertence mais a eles e que é uma questão de tempo ver esse bastão sendo passado e tudo que eles estão tentando fazer é adiar isso, o que não é necessáriamente uma coisa boa para a F1.
A F1 parece ter se tornado o brinquedinho deles, e como crianças egoístas que são, eles não querem largar e nem dividir.
Eu vou esperar e ver até onde vão levar isso.

Que falta faz Jean Marie Balestre! PASSOU, PASSOU, PASSOU...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

SENNA SIMPLESMENTE...

Hoje vou postar alguns vídeos do Senna para os internautas verem, alguns dos leitores não tiveram a oportunidade de acompanhar a carreira, outros, como eu, não acompanharam a carreira toda infelizmente.

Pra começar, um vídeo da sua primeira vitória, comentado em inglês pelo próprio Ayrton.



Mônaco, 1984, a corrida que foi o início do mito Ayrton Senna, aonde ele largou em 13º e chegou em 2º correndo de Toleman, numa corrida que foi interrompida por causa da chuva torrencial que caía no Principado.
Aos mais novos, seria o equivalente a vitória de Sebastian Vettel ano passado em Monza com a Toro Rosso.



Fazendo a pole para o GP de Mônaco de 89



Perdendo a paciência num briefing antes do GP de Suzuka (um dos meus vídeos favoritos do Senna)



Senna em uma só volta passa Schumacher, Damon Hill e Alain Prost, no Donington Park em 93.



Segundo o título do vídeo: "Porque Schumacher nunca será (foi) um Senna"



E a ultrapassagem mais fenomenal que ele levou, sem dúvida ! Hungaroring - Hungria em 86.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

15 ANOS DA RETA TORTA...

(bateu tristeza...) 5 anos e 10 meses e 6 dias pra ser muito exato, essa era a minha idade naquele 1º de maio.
Dia desses buscando na mente qual era a imagem mais nítida e antiga que eu tinha no meu consciente, cheguei a conclusão que era essa, 1º de Maio de 1994, morte de Ayrton Senna.
Era um domingo, estava em Caieiras, casa de um tio, irmão da minha mãe, festa de família, alegria e tudo mais, almoço bom, mas era hora da corrida, corre pra TV, no sofá, do lado esquerdo meu tio, do lado direito meu pai, eu gostava de sentar num buraco que tinha lá, na época eu me encaixava nele, era confortável, mas optei por sentar no tapete nesse dia, encostado no sofá e entre as pernas do meu pai.
Começa a corrida, sinceramente não lembro bem dela, mas lembro de ter um êxtase sem par enquanto assistia Senna, seu inconfundível capacete amarelo e a sua Williams azul e branca, com patrocínio de cigarro.
Aquele momento, que momento, minha respiração parou, lembro bem que ninguém sabia ao certo o que havia acontecido, mas estávamos todos no aguardo.
Me lembro como se fosse hoje, como amaldiçoei aquela curva, eu não entendia o que significava o nome, mas repetia aquele nome que o narrador falava, "droga de tamburello!" era isso que eu dizia.
Veio a notícia, "É constatada a morte de Ayrton Senna da Silva". Parou. Tudo Parou. Aquilo doeu, eu gritava, "não, o Senna morreu, Pai! Pai! o Senna morreu", e gritava na cozinha e no quintal, pra todo ouvir; será que a dor e o desespero que eu sentia por dentro não tinha a mesma intensidade pra mais ninguém na casa? Diabos! Pra quem eles torciam então?
Naquele momento me vi sozinho no mundo, pra mais ninguém ali naquela casa ele reprensentava o que ele representava pra mim, era meu herói, era o homem, não havia brasileiro melhor que Ayrton Senna pra mim. Não mesmo.
Mas ele partiu, sim, eu sabia que ele não voltaria mais, minha família nunca me escondeu a morte, talvez isso me tenha feito mais forte, e isso me fez perdido aos 5 anos também, afinal, se Fórmula 1 era sinônimo de Ayrton Senna, pra mim F1 tinha acabado ali. Na curva tamborello, autódromo de Ímola, no GP de San Marino em 1994. 

Por um tempo considerável, perdi totalmente o interesse na Fórmula1, em todo tipo de corrida na verdade. Fiquei anos sem acompanhar verdadeiramente o automobilismo, porque pra mim, sem Senna, não era possível, mas ainda sentia aquela paixão, batendo firme lá dentro, ouvir um motorzão na rua, me aguçava os sentidos, mas não dava, sem ele não.
Em um dos aniversários de morte eu parei pra pensar, "Poutz, gostei tanto de Fórmula 1 tempos atrás, será que só porque não tenho mais o Senna pra torçer eu não consigo mais ver? será que a paixão pela velocidade morreu?" Não, não morreu, ao contrário, se mostrou realmente viva quando percebi que Senna não era o que me motivava, mas foi o caminho pra eu encontrar aquilo que tanto amei e ainda amava, que me cativava de uma maneira única. Não tinha jeito, o melhor jeito de prestar uma homenagem de alguma maneira ao meu herói, era voltando a ser um apaixonado pelas corridas que tanto me cativaram e me tornando uma das pessoas que mais soubessem do assunto a minha volta e soubesse realmente do que estava falando quando falasse de automobilismo.
14 anos e 364 dias depois, eu posso dizer, "Valeu Senna!" valeu mesmo, valeu por tudo, por ser meu herói, por ser competente, por fazer meus domingos mais felizes que os outros dias normais.


E hoje, como parte e prova da promessa, estou aqui, escrevendo esse texto, num blog, mas não um blog qualquer, "um blog sobre AUTOMOBILISMO e o que mais der na telha". E no que depender de mim, eu vou mais e mais longe no que conscerne ao Automobilismo. Pode Escrever.

Valeu, valeu mesmo.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

E NÃO FAÇA DE NOVO!

(Eu não tô legal...) E a FIA, mãezona de primeira, bonachona, daquelas que ficam brava mas não conseguem colocar de castigo, apenas deu um pito, - diria a minha mãe -na McLaren na reunião que iria decidir qual seria a punição aplicada a equipe por ter mentido sobre a ultrapassagem de Trulli sobre Hamilton sob bandeira amarela no GP da Austrália.
Eu, entre tantos outros blogueiros da blogsfera (ah tá zuando que é da blogsfera ?) estávamos crente de uma punição nada branda a McLaren por ser reincidente do caso Stepneygate, (o caso da espionagem na Ferrari) e por Ron Dennis, o eterno chefe da McLaren, ser inimigo mortal de Max "Chicote de Couro" Mosley, presidente da FIA.
Na internet foram lançadas duas linhas de pensamento, uma em que eles seriam rigorosamente punidos e a outra dizia que não seriam punidos, agora vamos explicar as teorias.

A QUE PUNE: Dizia que eles seriam chicoteados até a morte por Max, na verdade dizia que a McLaren poderia ser expulsa do campeonato e ainda ter uma multa pesadíssima, graças a mentirinha de moleque travesso, some a isso o ódio de Max por Ron e a sede de vingança por crer que Ron foi o mandatário do filme sadomasô da sua orgia nazista.
A QUE NÃO PUNE:
Eles não seriam punidos pela FIA pelos seguintes motivos:
- Porque durante a semana, a Mercedes deu uma declaração que deixou a entender que caso o resultado desse julgamento fosse negativo a McLaren, eles poderiam sair da Fórmula 1, o que acarretaria deixar BRAWNGP e Force India, além da própria McLaren sem um fornecedor de motores e isso significa 3 equipes instantaneamente fora do grid;
- Bernie, teria 6 carros sem motores, sendo que seus contratos pedem no mínimo 20 carros no grid, como resolver isso no meio da temporada? Melhor não arrumar para a cabeça do velho Bernie.
- Que a retirada de Ron Dennis das operações da McLaren na F1, foi a barganha necessária para que as punições malévolas e sádicas pensadas por Max Mosley fossem evitadas.

E no final das contas, a teoria da não punição se antes parecia muito absurda, agora parece muito lógica, mas como disse é tudo uma teoria e nada da teoria da não punição foi ou vai ser provada. Fica tudo nas entrelinhas.

E aí, entendeu? Que bom...porque o homem tá de olho.

terça-feira, 28 de abril de 2009

AH SE EU PUDESSE...

O concorrente direto do carro de semana passada, o Mini Cooper S de motor 1.6 alcança a potência de 177 cv (a 5.500 rpm) e torque de 24,5 Kgfm (a 1.600 rpm), com um ganho de mais 2 kgfm até 5.000 rpm.
A velocidade final do compacto esportivo é de 225 km/h e o peso total é de 1.205 kg.
E aí, Fiat 500 Abarth ou Mini Cooper S ? Faça sua escolha para o trânsito de Sampa!
Eu não consegui fazer a minha.

LÍDER!

DanaGarrett/Indy(Cantei a bola!) Tony Kanaan é o novo líder do campeonato da Indy, após o incidente com Dario Franchitti que saiu da prova e a 3ª colocação de Tony, ele assumiu a ponta do campeonato, após a prova de Kansas.
E agora vai pra prova mais esperada do calendário, as 500 Milhas de Indianapolis, dia 24 de Maio, com vantagem mínima de 1 ponto, para Ryan Briscoe da Penske.
É isso ae Tony, na Indy 500 vamos estar torcendo por você, dessa vez pela vitória e manutenção da ponta do campeonato.
Bora ganhar meu rei...

FRASE DA SEMANA


"Rubens luta contra a lógica. Reclama demais da equipe e de todos à volta em vez de assumir suas culpas."

Eddie Irvine


Falou pouco, mas falou BO-NI-TO !



BAHREIN

(delay...) É por motivos laboriais, físicos e temporais que só hoje vou poder fazer meus comentários sobre a corrida do Bahrein.
Eu não gostei, foi uma corrida sem sal, mas com toda certeza Jenson Button gostou e muito, afinal ele abriu 12 pontos para seu companheiro de equipe com a 3ª vitoria em 4 corridas.
É meus amigos, o que eu vi hoje é a "Pachecagem" a toda no meio da população, conspiração ? ah tá bom, mas que logo, logo Rubens vai virar escudeiro de Button se não ganhar, isso é fato e aí não adianta reclamar e vir chorar as pitangas na tv como ele adora fazer.
Já disse e vou repetir, Rubens não tem força mental para enfrentar as críticas, as derrotas e ser campeão.
Pode ser que eu queime a língua, mas eu creio que Rubens vai ser o eterno segundo colocado.
Vettel vem sendo o grande piloto da temporada, quando seu Red Bull tiver o famigerado difusor traseiro, ele vai ser a grande ameaça a Jenson Button e isso é saudável para a Fórmula 1.
Trulli como previsto, não conseguiu a sua famigerada vitória e da Toyota, não aguentou a pegada.
Massa, ele tá conformado que o carro dele é ruim, mas não conformado em não estar lutando pelo título, ao menos ele e Lewis Hamilton estão sabendo se manter calados ao invés de sair choramingando e falando coisas q indevidas como um brasileirinho aí.
Nelsinho Piquet, fez uma corrida razoável, mas nada que ainda tenha salvo seu cockpit pro resto da temporada, mas isso graças também a atuação meia-boca de Alonso.
Apesar de uma corrida apagada, eu tô gostando da temporada, mas ainda creio que a Ferrari e a Mclaren especialmente, têm que reagir e rápido, mostrar que elas têm potencial para reação.
A BMW eu já perdi as esperanças, todos perderam, ninguém fala mais dela, só esperam a reação da casa de Maranello e Woking. andando em último com os dois carros. Deus os ajude!
E agora que venha a Espanha daqui a 2 semanas.