sábado, 9 de maio de 2009

FENIX - PARTE II

(tédio...) Esse post podia se chamar "Até ontem - Parte II", afinal o primeiro post que trata das fênix (plural de Fênix?) foi o Até Ontem...e sinceramente esse ano é o ano das Fênix no automobilismo mundial, com a participação garantida dos brasileiros nesses contos que chegam a ser quase fantasiosos, 1º foi Rubinho, que como uma Fênix veio a renascer quando todos davam ele por morto na F1, agora está sendo a hora e a vez de Helinho renascer como a Fênix, foi dado como Julgado, culpado de todas as acusações e já tinham inclusive dado a pena de ao menos 35 anos de cadeia.
Pois bem, ele foi inocentado, no mesmo final de semana estava correndo e andando bem.
Hoje, ele fez pela terceira vez a pole das 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais tradicional da Indy, além de já ter ganho a prova outras duas vezes, em 2001 e 2002.
Sensacional a virada de Helinho sobre a vida, ele tem se mostrado muito forte para não ceder a tentação e reclamar de tudo que aconteceu, mas ao contrário, tem feito de tudo para ser melhor a cada dia, é admirável.
Bem, 2009 parece ser o ano da Fênix, o ano em que aqueles que já eram cinzas retornam, alçando vôos altos e belos, no esporte e na vida.

E ai quem vai ser a próxima Fênix de 2009?

PEARL JAM - BLACK



Pearl Jam dispensa qualquer tipo de apresentação, relaxe e curta "Black" em versão ao vivo no show em Sampa em 2005. Sensacional.

"but why, why, why Can't it be, can't it be mine ?"

AWESOME LAP! AWESOME LAP! *

* Volta Incrível! Volta Incrível!

(não caiu a ficha...) E com a frase do título do post sendo gritada no rádio é que terminou a transmissão do treino classificatório de F1 hoje pela manhã.
Jenson Button, mais uma vez fez a pole e dessa vez, foi uma pole emocionante, ele entrou na volta lançada faltando 2 segundos para zerar o cronômetro, e por isso que se ouvia seu engenheiro gritando "Awesome Lap! Awesome Lap!" ao momento em que foi confirmada a pole-position. Seu engenheiro o mandou para a volta de aquecimento muito em cima da hora, o que quase tirou sua chance de fazer a sua volta rápida para a classificação no Q3, foi por pouco, muito pouco mas o tempo de 1:20.527 é seu. Guiou com a faca nos dentes, sem dúvidas.
Sebastian Vettel, roubou o melhor tempo feito por Barrichello, mas depois foi batido por Jenson Button, ainda assim mostra o que venho dizendo, garoto é sensacional e vai brilhar muito ainda, ele é demonstração de habilidade pura e que tem feito por merecer.
Em terceiro ficou Barrichello, andou bem, num ritmo consistente e apenas 2 décimos abaixo do tempo de Button, ele andou bem, gostei da sua direção hoje e gostei d fato de que tenha voltado a seu antigo capacete, isso prova personalidade.
Na quarta posição a grande surpresa do dia, a Ferrari de Felipe Massa, que também andou na casa de 1min20seg como os 3 primeiros do grid, uma atuação segura do piloto que mostra que o problema é o carro e em nenhum momento o piloto, mas como a Ferrari não anda conseguindo fazer apenas boas coisas esse ano, se conseguiu melhorar o carro com o pacote aerodinâmico ainda precisa se acertar no aspecto humano, segundo declarações do Kimi a culpa por ele não ter conseguido ir a pista foi da equipe, o que recorda o erro cometido com Massa na Malásia, é incrível, que erros humanos podem ser cometidos isso é óbvio, entretanto não é possível que sejam repitidos seguidamente, ainda mais se tratando de erros de grande repercussão.
Uma segunda fila brasileira pra catarse que não se via a algum tempo do locutor da tv, Pachequismo maledeto!
Vamos esperar a divulgação de quanto combustível os 4 primeiros do grid tem nos tanques.
Pequeno Piquet, andou bem hoje, não conseguiu ir ao Q2, mas andou realmente bem, mostrou que está tentando se recuperar de seus erros e estar mais próximo de seu companheiro, Fernando Alonso, que ficou em 8º hoje.

Está explicado como a Brawn GP tem conseguido todo o aporte tecnológico necessário para andar na frente, só podia está vindo do futuro mesmo...
I'll be back...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRA CIMA DE MÓI NÃO!

(Keep walking) "Eu fiz o que fiz porque amo a F-1" foi essa a frase dita por Lewis Hamilton na coletiva de imprensa hoje em Barcelona.
Ele estava se referindo ao fato do GP da Austrália aonde foi punido por mentir aos comissários sobre a ultrapassagem de Trulli, o que ocasionou a demissão de Dave Ryan, diretor-esportivo da McLaren e a desclassificação de Hamilton.
Sinceramente é difícil conceber a idéia de que o que ele fez, fez por amor a F1, se ele realmente amasse a F1 faria o que qualquer piloto de personalidade e caráter faria, não mentiria, diria a verdade, se ele se preocupava com sua imagem e sua reputação.
Na minha humilde concepção o que Hamilton fez nada tem a ver com a amor, tem a ver com a obstinação pela vitória, pela sede de pontuar, pelo estar na frente e não pelo ser honesto.
Atitudes como a de Ron Dennis [sua saída teria livrado a equipe de punições severas] são atitudes que revelam amor a F1, para com a equipe, se ele realmente saiu sabendo que isso seria suficiente para que sua equipe, equipe que ele tanto batalhou e se entregou por anos a fio, não fosse punida, ele então fez por amor, ele provavelmente pagou o preço pelo que a equipe e Hamilton fizeram, e isso é amor.
Lewis sempre quis correr na McLaren e Ron Dennis propiciou isso bancando toda sua carreira até aqui e provavelmente saiu também por amor a seu pupilo, para que ele tivesse a chance de recuperar sua imagem e a carreira de bom garoto.
Portanto Sir Lewis Hamilton, FAÇA VALER !

CORRER OU VIVER ?

(sobrevivendo...) Eu descobri na internet, uma corrida que se chama "Isle of Man TT" ou em bom português, Ilha de Man TT, é uma corrida de motos que acontece nessa ilha e tem um percurso de 60 km, sim, isso mesmo, 60 KM !
Motos de todos os tipos, configurações, potência e idade participam, é uma das corridas mais tradicionais de moto, ocorre desde 1907.
Esse ano Valentino Rossi, irá dar um participação especial por lá, vai fazer o percurso, mas passeando e não correndo, pois segundo informações que eu fui apurar na internet, pilotos de Moto GP são proibidos de participar dessa corrida pelas suas equipes, por ela não ter áreas de escape, e nem proteção nas pontes, postes e muros, ou seja, é uma corrida pra MAN meeesmo ! hahaha.
Acho chato isso, os esportes se profissionalizaram a um ponto burocrático demais, aonde os pilotos não podem fazer nada que provavelmente vá afetar seu trabalho de modo direto ou indireto, já virou moda você ver piloto se aposentando da F1, da Moto GP e dizer que agora vai curtir a vida, como exemplo temos David Coulthard que disse que ia "viver a vida e relaxar nos exercícios agora", além é claro de cuidar do seu recém-nascido filho.
Michael Schumacher é outro exemplo, mais louco que o Batman e tão doido quanto o Coringa, largou a F1, trocou de macacão e capacete e foi correr de moto, por diversão. Se estrebuchou legal num treino aí e que deu muita repercussão nas publicações de esporte à motor.
Será que eles precisam mesmo, esperar ganhar tudo pra se divertir, é justo com eles?
Tempos atrás tínhamos pilotos que corriam a Fórmula1 e a Fórmula2 que era uma categoria de entrada (que está retornando este ano para fazer frente a GP2) que corriam de moto, que além de fazer o que amavam, eles também viviam. É estranho pensar nisso.
Hoje pilotos de F1 no seu tempo livre jogam golfe, entre outros esportes comportados e aristocráticos, o mais arriscado que se vê é Valentino Rossi competindo algumas etapas do WRC, que não oferece muito risco, afinal é cercado de segurança como toda competição automobilistica.
(E se eu não me engano desde a morte de Henri Toivonen e seu co-piloto Sergio Cresto, em 1986, não houveram mais mortes de pilotos no WRC).
Segue um vídeo do percurso da corrida "Isle of Man TT"


quarta-feira, 6 de maio de 2009

JOHNNY CASH - HURT



(Fechando o barraco por hoje) Essa é uma das minhas músicas favoritas, é uma regravação que o Johnny Cash, fez do Nine Inch Nails, uma das últimas músicas gravadas por Johnny Cash, muito melhor na sua voz do que na de Trent Reznor apesar de eu gostar muito de NIN.
Perfeita para esse dia.

"Try to kill it all away, but I remember everything..."

HISTORIC F-1

divulgação
(intervalo...) E a Historic F-1 tá desembarcando em São Paulo mesmo para a 1ª corrida fora da Europa. Ela foi muito alardeada que viria, mas ninguém realmente acreditou e botou fé que aconteceria.
Pra quem não conheçe a Historic F-1 é um campeonato disputado por carros históricos da F-1 de 66 à 85, é o máximo pra quem gosta de História da Fórmula1.
Infelizmente como tudo no Brasil vem acompanhado de um mas, o mas dessa vez é o preço dos ingressos, 180,00 o ingresso mais barato, um absurdo de preço se tratando de Brasil.
Eu estava querendo ir, mas já estou começando a repensar a ida: 80,00R$(estudante mano!), comida, transporte, estacionamento, vai acabar saindo 180,00R$ pra mim e pra quem não é estudante uns 360,00R$ que é quase o preço dos ingressos dos setores B e M, que custa 390,00R$.
Ok, ok os preços valem para os dois dias, mas ainda assim é muito caro!
Se estiver vazio depois eu vou dizer: "Eu avisei!"
Caso eu consiga estar lá em Interlagos, prometo muitas fotos dos carros antigos aos leitores , se não, que alguém tire por nós !

CAVALLINO VINDO A GALOPE

(que seja...) A Ferrari já anunciou que vai estrear seu novo difusor traseiro esse final de semana na Espanha pra tentar tirar o atraso e tentar recuperar o terreno perdido para BRAWNGP e Red Bull desde o começo da temporada e também irão estrear um carro mais leve para Kimi Raikkonen, o cachaceiro gordinho da Ferrari.
Ainda assim, preciso lembrar que BRAWNGP e Red Bull também estarão com novos pacotes aerodinâmicos já em Barcelona, o que pode significa tudo e nada ao mesmo tempo.
O pacote da Ferrari pode não exercer melhoria nenhuma, como pode levá-los a ponta do grid e próximo de Toyota, Red Bull e Brawn GP, e o pacote da Brawn GP pode dar o campeonato como mantê-los no mesmo nível em que estão, que já não é tão isolado como nas 2 primeiras corridas do campeonato.
Quanto a Red Bull, Adrian Newey não compareceu as duas últimas corridas (China e Bahrein) para concentrar todos os esforços no pacote aerodinâmico que vai ser implantado em Barcelona. Eles estavam andando próximos da Brawn GP já sem difusor, é pra se esperar uma grande batalha pela ponta da tabela entre os pilotos e as duas equipes depois de Barcelona, não espero menos que uma vitória de Sebastian Vettel em Barcelona, mas ainda não vou dar meus palpites, é muito cedo.

VIDA x MAX

(só doi...) Foi noticiada hoje a morte de Alexander Mosley, 39 anos, economista, filho de Max Mosley, a possivel causa foi overdose.
Uma perda irreparável a Max, daquelas que ninguém quer e que com certeza, ninguém merece.

Nenhum pai ou mãe merecia ver seus filhos partir dessa pra melhor antes. É injusto, mas infelizmente a vida nem sempre é justa, na maioria das vezes ela não é e usa de artifícios baixos para te fazer ir pelo caminho que está transparecendo ser aquele que você deve ir, mas você insiste em ir pelo caminho contrário ou tentar adiar, mas não dá, nem sempre dá; se consegue adiar, quando a hora chega o golpe acaba sendo muito mais doloroso. E não estou falando de Max, mas serve para ele também.

Quem sabe agora ele resolva cuidar da vida e deixar a FIA de lado, cuidar de si, dos famíliares que ele ainda talvez tenha e perceba que ele talvez deixou passar coisas importante ao cuidar tanto da FIA e da manutenção do seu poder sobre ela.

Ninguém queria que fosse assim, mas parece que vai ser...


Dói.

GRUPO B

('cause I had a bad day...) Pra não passar o dia em branco e pegando o gancho do post do "Ah se eu pudesse" de ontem, vai aí dois vídeos do Grupo B, a divisão aonde correram os verdadeiros pilotos de rally!
Pra mim é simplesmente de arrepiar, adoro rally e ainda mais depois que tive a oportunidade de saber o que foi o Grupo B.

Cara como o automobilismo era bem mais divertido!



terça-feira, 5 de maio de 2009

AH SE EU PUDESSE...

Ah se eu pudesse ter sido piloto de rally nessa época!!
Audi Sport Quattro S1, inaugurou a tração integral, destruiu os adversários no Grupo B, uma categoria de Rally "Onde os fracos não têm vez" ou melhor, tinham.
Turbos hiperdimensionados com "lags" absurdos, carros os mais leves possíveis, 500cv de potência nesses monstros engolidores de asfalto, terra, cascalho e neve.
Infelizmente após alguns acidentes e mortes, essa categoria foi extinta do rally.
Mas deixou saudades aos amantes de velocidade.

Se eu pudesse resumir em uma frase o Grupo B, seria:

*"The only rule is NO RULES!"

*A única regra é SEM REGRAS!"

segunda-feira, 4 de maio de 2009

FRASE DA SEMANA

"TENHO MEDO DO AYRTON NÃO QUERER CORRER".

Frank Williams
[após o acidente que matou Roland Ratzenberger nos treinos do GP de Ímola em
1994]