quinta-feira, 7 de maio de 2009

CORRER OU VIVER ?

(sobrevivendo...) Eu descobri na internet, uma corrida que se chama "Isle of Man TT" ou em bom português, Ilha de Man TT, é uma corrida de motos que acontece nessa ilha e tem um percurso de 60 km, sim, isso mesmo, 60 KM !
Motos de todos os tipos, configurações, potência e idade participam, é uma das corridas mais tradicionais de moto, ocorre desde 1907.
Esse ano Valentino Rossi, irá dar um participação especial por lá, vai fazer o percurso, mas passeando e não correndo, pois segundo informações que eu fui apurar na internet, pilotos de Moto GP são proibidos de participar dessa corrida pelas suas equipes, por ela não ter áreas de escape, e nem proteção nas pontes, postes e muros, ou seja, é uma corrida pra MAN meeesmo ! hahaha.
Acho chato isso, os esportes se profissionalizaram a um ponto burocrático demais, aonde os pilotos não podem fazer nada que provavelmente vá afetar seu trabalho de modo direto ou indireto, já virou moda você ver piloto se aposentando da F1, da Moto GP e dizer que agora vai curtir a vida, como exemplo temos David Coulthard que disse que ia "viver a vida e relaxar nos exercícios agora", além é claro de cuidar do seu recém-nascido filho.
Michael Schumacher é outro exemplo, mais louco que o Batman e tão doido quanto o Coringa, largou a F1, trocou de macacão e capacete e foi correr de moto, por diversão. Se estrebuchou legal num treino aí e que deu muita repercussão nas publicações de esporte à motor.
Será que eles precisam mesmo, esperar ganhar tudo pra se divertir, é justo com eles?
Tempos atrás tínhamos pilotos que corriam a Fórmula1 e a Fórmula2 que era uma categoria de entrada (que está retornando este ano para fazer frente a GP2) que corriam de moto, que além de fazer o que amavam, eles também viviam. É estranho pensar nisso.
Hoje pilotos de F1 no seu tempo livre jogam golfe, entre outros esportes comportados e aristocráticos, o mais arriscado que se vê é Valentino Rossi competindo algumas etapas do WRC, que não oferece muito risco, afinal é cercado de segurança como toda competição automobilistica.
(E se eu não me engano desde a morte de Henri Toivonen e seu co-piloto Sergio Cresto, em 1986, não houveram mais mortes de pilotos no WRC).
Segue um vídeo do percurso da corrida "Isle of Man TT"


Nenhum comentário:

Postar um comentário